Proposta de um modelo para análise da maturidade da governança de valor dos portfólios de investimentos em tecnologia da informação

Data de Apresentação:08/11/2006 Autor: Adilson Antônio Barbosa
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

O objetivo principal deste trabalho é a proposta de um modelo para a análise da maturidade da governança de valor dos portfólios de investimentos em TI aplicado em um grupo de telecomunicações. A aplicação do modelo é documentada através de um estudo de caso em que os dados para a maturidade de processos são coletados através de questionários preenchidos por pessoas de diferentes níveis hierárquicos para obter respostas de perspectivas distintas e a maturidade de dados é analisada por meio de documentos e da observação participante. A maturidade de dados e processos para a maioria dos objetivos de controle de TI analisados melhorou para a amostra de projetos estratégicos selecionada, comprovando a aplicabilidade do modelo proposto segundo as contribuições ao modelo do Val IT.

Arquitetura baseada em modelos orientados a objetos

COBIT

Engenharia ontológica