Data de Apresentação:27/03/2018 Autor: Olívia Amaral Prado

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

PRADO, O.A. Proposta de uma plataforma multilateral para a logística reversa de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos no estado de São Paulo. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O relatório UNU-IAS prevê que o Brasil gerará 1.700.000 toneladas de resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) em 2018. Esta quantidade representa 8,3 kg de REEE gerado por pessoa. A destinação adequada destes materiais deve ser feita por meio de logística reversa, prevista na Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS). Entretanto, apenas uma pequena parcela destes resíduos é encaminhada a recicladoras e cooperativas de reciclagem. Com o avanço da computação, as plataformas multilaterais (aquelas que envolvem mais de duas partes interessadas em um modelo de negócio) ganharam velocidade e capilaridade associadas a smartphones. O presente trabalho tem por objetivo identificar os requisitos necessários a uma plataforma multilateral de software que permita a indicação e encaminhamento de REEE, no final da vida útil ou inutilizados, para locais onde será realizado seu descarte adequado. A natureza do objeto desta pesquisa é tecnológica, com abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo de campo para levantamento dos requisitos necessários à plataforma multilateral. As entrevistas foram conduzidas em duas cooperativas e uma recicladora, que atende a diversos fabricantes, terceirizando a logística reversa para estes. Com base nos requisitos levantados no estudo de campo foi desenvolvido um produto mínimo viável (MVP) da plataforma multilateral denominada REEEcicla com as seguintes funcionalidades: cadastros de cooperativa, consumidor, OSCIP e fabricantes/recicladoras, agendamento e monitoração de coletas, cotação de materiais e indicadores.

Logística Reversa

Plataformas Multilaterais