QUALIDADE NA GESTÃO ESCOLAR: AS MELHORIAS CONTÍNUAS EM INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Política, Gestão e Avaliação

Autor: Vinicius Miekusz Salgado de Vasconcelos

Orientador: Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Data de Apresentação: 26/04/2021

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Prof. Dr. Alberto de Medeiros Júnior - MACKENZIE

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

VASCONCELOS, V. M. S. Qualidade na gestão escolar: as melhorias contínuas em instituição de educação profissional. 87 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

A melhoria contínua nos processos internos das instituições de educação profissional se destaca como assunto relevante para a gestão acadêmica, em termos de propiciar as melhores práticas para o funcionamento da unidade de ensino. O objetivo da investigação é analisar o uso dos princípios da administração na gestão escolar, em especial a escola da qualidade. O Centro Paula Souza dispõe de indispensável ferramenta, baseada em indicadores, para a avaliação dos processos internos das unidades, nomeada Observatório Escolar. O enfoque da pesquisa é quantitativo, incluindo os alcances descritivo, exploratório e correlacional, tendo como coleta de dados as indicações apontadas para uma Etec. O instrumento, a partir de múltiplos olhares, permite a avaliação das práticas escolares. Os resultados indicam avanços em práticas desenvolvidas e diferenças oportunas nas pontuações atribuídas, que subsidia ou subsidiarão a tomada de decisão para melhoria de processos.

Indicadores, Gestão democrática, Avaliação Institucional