Reabilitação de redes de distribuição de água para abastecimento público – avaliação e controle

Data de Apresentação:26/03/2009 Autor: Roberto Abranches
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Tecnologias Ambientais
Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Profª. Drª. Silene Cristina Baptistelli

Profª. Drª. Elizabeth Pelosi Teixeira

Nos últimos anos o envelhecimento das tubulações de distribuição de água nos sistemas de abastecimento vem sendo alvo de estudo para adoção de programas específicos de reabilitação. O presente trabalho consiste numa proposta de desenvolvimento e aplicação de um modelo operacional para reabilitação de redes de distribuição de água para abastecimento público contemplando as fases de planejamento, aplicação de materiais e métodos, e formas de avaliação e controle.

O principal objetivo é o de promover uma discussão técnica com a perspectiva futura de se fazer com maior e melhor eficiência a reabilitação dos sistemas de distribuição de água no que tange à recuperação das tubulações de ferro fundido, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Tomando como referência alguns trabalhos de reabilitação de redes de distribuição de água em empresas de saneamento do país e do exterior, a presente dissertação discorre a respeito dos problemas e soluções relacionados a esse tema, em particular, à reabilitação das tubulações de ferro fundido, que devido à formação de incrustações agravada pelo processo de corrosão, e conseqüente redução do tempo de vida útil, causa impacto adverso relacionado à qualidade da água distribuída, alterando seu aspecto, sabor e odor; e também às perdas reais de água (vazamentos) conferindo um alto consumo de energia ao sistema. As técnicas de reabilitação de redes usualmente empregadas, por hipótese, cumprem a função de restabelecer o abastecimento de áreas críticas chegando a resultados satisfatórios.

No entanto, há situações, comprovadas por meio de avaliações de amostras de tubos retirados da rede de distribuição, que se mostra evidente a necessidade de um melhor acompanhamento, propondo-se como melhoria a revisão de normas e procedimentos, evidenciando a necessidade de um monitoramento contínuo por meio de uma fiscalização eficiente, e avaliações periódicas de amostras de tubos durante e após os serviços.

Após a realização dos serviços de reabilitação, houve uma melhora quanto à qualidade da água, um aumento das pressões dinâmicas nas redes de distribuição, e também um aumento das vazões disponíveis para consumo em áreas de medição e controle pré-definidas.

abastecimento de água

corrosão

incrustação

qualidade da água