Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Dissertação

RELAÇÕES ENTRE LAZER E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO TECNÓLOGO EM EVENTOS

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional

Linha de Pesquisa: Gestão e Avaliação

Autor: Galileo de Souza Schioser

Orientador: Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Data de Apresentação: 18/06/2020

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profa. Dra. Sueli Soares dos Santos Batista

Profa. Dra. Teresa Helena Buscato Martins

Profa. Dra. Celi Langhi


RESUMO

SCHIOSER, G. S. Relações entre lazer e educação profissional na formação do tecnólogo em eventos. 61 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.


O lazer não se configura isoladamente, mas profundamente entrelaçado, nas dimensões da vida social como o trabalho, a política, a educação, a cultura, a economia, dentre outras. Como se articulam as relações entre a educação, o lazer e o trabalho, experimentadas em atividades culturais e de lazer incorporadas cotidianamente aos processos educacionais de formação profissional e tecnológica dos discentes do curso de tecnologia em Eventos, na disciplina de Planejamento de Atividades de Lazer Este trabalho tem por objetivo geral analisar parte do processo de formação dos tecnólogos do curso de Tecnologia em Eventos, da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (Fatec Jundiaí), do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na dimensão da cultura, lazer e organização de atividades de lazer. Tem como objetivos específicos analisar a história da matriz curricular do curso de Eventos oferecido na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, especificamente o desenvolvimento da disciplina de Planejamento de Atividades de Lazer junto aos alunos, considerando a importância dessas atividades na formação de seu repertório cultural e profissional. A metodologia da pesquisa é de caráter bibliográfico e documental. A revisão bibliográfica se refere ao levantamento e análise de produção acadêmica relacionada aos estudos da educação profissional e do lazer. O estudo também aborda as especificidades da formação do tecnólogo em Eventos, na Faculdade de Tecnologia de Jundiaí, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, a partir de pesquisa documental, considerando o eixo tecnológico, os catálogos nacionais de cursos de tecnologia e os planos de curso em oferecidos historicamente. No desenvolvimento do estudo, foram analisadas atividades práticas realizadas pelos discentes em diferentes momentos do curso e da disciplina, ficando evidente a importância de carga horária relevante para o tema lazer.


PALAVRAS-CHAVE
Educação profissional e tecnológica, Trabalho e Lazer, Eixo tecnológico de turismo, hospitalidade e lazer, Eventos