Data de Apresentação:25/02/2016 Autor: Cássio Giovanni

Profª. Drª. Elisabeth Pelosi Teixeira

Profª. Drª. Patrícia Busko Di Vitta

Profª. Drª. Maria Lúcia Pereira da Silva

GIOVANNI, C. Resíduos químicos em instituição de ensino e pesquisa na área da saúde: gestão e monitoramento. 235 f. Dissertação Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016.

As instituições de ensino e pesquisa na área e saúde geram grandes variedades de resíduos, os quais demandam estratégias e técnicas especiais de gerenciamento. Nessa realidade se encontram os resíduos químicos, que são classificados como perigosos quando possuem características de inflamabilidade, poder oxidante, reatividade, toxicidade, mutagenicidade, teratogenicidade, corrosividade e/ou potencial deletério para o meio ambiente.

Levando em conta o cenário e a legislação relacionados às mencionadas instituições, o presente trabalho objetivou avaliar os principais pontos críticos para o desenvolvimento, a implantação e o monitoramento de um Plano de Gerenciamento de Resíduos Químicos (PGRQ). Efetuou-se pesquisa descritiva, qualitativa e quantitativa no local de estudo, que foi o campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP-UNIFESP). A metodologia foi baseada na revisão da literatura, na elaboração do PGRQ, de ferramenta gerencial, de questionário e de indicadores de resíduos químicos e de educação ambiental.

Foram feitas visitas técnicas para verificação e registro das condições de infraestrutura e segurança dos laboratórios-piloto, selecionados para o estudo porque, na realidade do estabelecimento, geram grandes quantidades ou variedades de resíduos químicos. Os referidos setores compreendem o Laboratório de Biofísica (LB), Laboratório de Patologia (LP) e Laboratório de Bromatologia e Microbiologia dos Alimentos (LBMA). A análise dos indicadores mostrou que os resíduos químicos líquidos inflamáveis são os mais representativos desses três locais, correspondendo a 100 %, 64,5 % e 84,2 % da geração total do LB, LP e LBMA, respectivamente. Os pontos críticos do CSP-UNIFESP estão associados às condições de armazenamento dos resíduos químicos, à baixa participação dos profissionais nos cursos e treinamentos e à percepção dos servidores em relação aos riscos e às propriedades das substâncias.

Gerenciamento

indicadores