Data de Apresentação:08/11/2014 Autor: Elisabete Cecília Januário Chaves

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Pedro Luiz Côrtes

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

CHAVES, E. C. J. Resultados e tendências de requisitos e práticas de governança de TI nos bancos de varejo no Brasil. 190f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014.

A Governança Corporativa, assim como a Governança de TI continuam sendo prioridades nas organizações para sustentar as suas operações e assegurar que possam implementar as estratégias necessárias para expandir as suas atividades no futuro. O objetivo desta pesquisa foi analisar os resultados e tendências de requisitos e práticas de governança de TI nos bancos no Brasil. O método survey foi utilizado na pesquisa. Três questionários foram considerados, sendo o Bloco 1 com perguntas sobre os bancos e respondentes, o Bloco 2 sobre requisitos para atender a governança de TI e o Bloco 3 sobre as práticas implementadas e a implantar até 2017.

Os questionários foram enviados para mais de 100 bancos e respondentes e houve 41 respostas completas. Foi utilizada a escala Likert nas opções das alternativas. As informações coletadas foram estatisticamente analisadas utilizando: 1) Análise Descritiva, 2) Segmentação de Perfis por meio da análise de Cluster e 3) Correlações de Pearson. Os resultados obtidos indicam quais requisitos e práticas estão sendo utilizados pelas instituições pesquisadas; em quais fases de implantação se encontram no cenário atual, bem como, qual é a previsão para implantação em 2017. Também são avaliados os resultados sobre a adesão dessas práticas e principais benefícios dos requisitos para atender a governança de TI.

Análise de Cluster

Bancos Brasileiros