Reúso de águas de lagos urbanos: estudo de Caso – Lago do Ibirapuera

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Dirceu Brasil Vieira

Prof. Dr. Carlos Roberto Espíndola

Este trabalho tem como objetivo verificar a possibilidade de utilização das águas efluentes da Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes do Parque do Ibirapuera, para irrigação dos gramados do parque, fazendo-se assim, reúso das águas existentes nos lagos.

Foram realizados levantamentos de dados, referentes à escassez da água na região da grande São Paulo e elaborada uma abordagem da qualidade das águas superficiais, dos seus índices de controle, dos parâmetros principais usados na classificação dessas águas, segundo a CONAMA 20 (1986), Decreto Estadual nº 8468 (1976) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Estudou-se a qualidade das águas dos Lagos do Ibirapuera, através de levantamento de dados de laboratoriais, do afluente e do efluente da Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes do Parque do Ibirapuera.

Estudou-se ainda, os requisitos exigidos pela CONAMA e OMS para a qualidade da água, em seus diversos usos e reúsos, destacando-se para a utilização na irrigação de gramados. Foram comparados os valores das exigências do CONAMA e da OMS, com os efluentes da Estação de Flotação e Remoção de Flutuantes do Parque do Ibirapuera.

O diagnóstico da qualidade da água da estação e dos lagos, mostrou que o efluente tratado apresenta, na maioria dos ensaios realizados não atendimento à legislação em vigor, para o uso especificado.

Irrigação

Parque do Ibirapuera