Roadmap de um processo de gerenciamento de portfólio de projetos de tecnologia da informação e comunicação em Universidades Públicas Federais

Data de Apresentação:13/03/2024 Autor: Leandro Tenorio de Santana
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spinola - USP

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale - CEETEPS

SANTANA, L.T. Roadmap de um processo de gerenciamento de Portfólio de projetos de tecnologia da informação e comunicação em Universidades Públicas Federais. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2024.

As organizações enfrentam desafios globais, incluindo a transformação digital. Nesse contexto, as Universidades Públicas Federais buscam transformar seus processos, especialmente na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), pois encontram dificuldades como problemas de alinhamento estratégico e mudanças constantes, além do alto número de projetos. O gerenciamento de Portfólio de projetos de tecnologia da informação e comunicação (PPM-TIC) pode ser uma maneira eficaz de lidar com esses desafios. Apesar dos benefícios, pesquisas demonstram que as Universidades possuem dificuldades na implementação desse tipo de processo. Nesse sentido, com intuito de melhorar a execução dos projetos e o alinhamento com as estratégias organizacionais em um contexto dinâmico, este estudo teve como objetivo elaborar um Roadmap para a implementação de um processo de gerenciamento de Portfólio de projetos de TIC em uma Universidade Pública Federal. Para isso, foi empregado o método de pesquisa Design Science Research (DSR), além de métodos e coleta de dados complementares, como entrevistas, bibliometria, revisão sistemática da literatura, análise documental e relato técnico. Foram identificados os desafios e agrupados em 6 perspectivas para aprofundar a compreensão do problema. Ademais, foram mapeados 13 atributos que podem colaborar para construção de um Roadmap de PPM-TIC para Universidades Públicas. Com isso, um modelo descritivo e posteriormente o visual foram construídos, gerando um Roadmap que foi apresentado para uma equipe de TIC em uma Universidade Pública Federal. Posteriormente, foi avaliado por gestores e similares de outras Universidades. Os resultados apontaram que o Roadmap proposto apresentou bom nível de usabilidade e funcionalidade podendo colaborar com as áreas de TIC na implantação do PPM-TIC em Universidades Públicas Federais, para melhor promoção de alinhamento estratégico.

Sistemas Produtivos. Portfólio de Projetos. Planejamento Estratégico de TIC. Administração Pública. Roadmap