Data de Apresentação:30/04/2021 Autor: Vinícius Rodrigues Silva Pires

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Prof. Dr. David Garcia Penof - MAUÁ

Prof. Dr. Fabrício José Piacente - CEETEPS

Pires, V. R. S. Roadmap para implantação e gestão de inovações em empresas de construção civil de pequeno e médio porte. Dissertação, (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

O presente trabalho tem por objetivo, desenvolver um roadmap a ser utilizado por empresas de pequeno e médio porte que atuem na construção civil para a implantação e a gestão das inovações, por meio da criação de um roadmap específico para a área. Utilizou-se da bibliometria para a construção do referencial teórico, o Design Science Resarch para a criação do artefato proposto e de um estudo de caso único para a validação do roadmap. O roadmap proposto, segue as indicações dos autores consultados, cujos artefatos apresentados na fundamentação teórica contém propostas de pesquisa similares, seja na área da construção civil, seja em outras áreas. O roadmap proposto é adequado às condições diferenciadas da indústria da construção civil. Na aplicação desse roadmap em um estudo de caso pode-se verificar seu potencial para a implantação das inovações na empresa estudada. O roadmap resultante do processo de roadmapping apresentou as informações organizadas e claras, para os clientes, para os fornecedores e para os colaboradores da empresa, auxiliou a pesquisa e seleção das inovações a serem implantadas e os participantes do processo apresentaram uma integração maior, que permaneceu mesmo após a conclusão dos trabalhos. Verificou-se também que o processo de roadmapping proposto facilita a implantação e permite o gerenciamento das inovações de produto, de processo, organizacional e de marketing.

Construção civil

Roadmapping