SABERES E TRABALHO DOCENTE: USO DE APLICATIVO (APP) EM EDUCAÇÃO TÉCNICA PROFISSIONAL

Data de Apresentação:15/03/2021 Autor: Alessandro Segala Romano
Formação do Formador
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Prof. Dr. Carlos Alberto de Oliveira - UNITAU

Profa. Dra. Celi Langhi - CEETEPS

ROMANO, A. S. Saberes e Trabalho Docente: uso de aplicativo (APP) em Educação Técnica Profissional.Orientadora: Rosália Maria Netto Prados. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Este trabalho de pesquisa trata de um estudo sobre os saberes e trabalho docente, tecnologias e educação, além de uma discussão sobre o uso de um aplicativo (APP) para smartphone em Educação Técnica Profissional. Justifica-se o interesse neste tema, porque no trabalho docente, neste contexto em que se constituem novas práticas de comunicação, a partir de novas tecnologias digitais, cada vez mais é necessário se repensarem novas práticas de ensino. O presente trabalho tem como objetivo geral discutir a visão docente quanto ao uso pedagógico de um APP para smartphones no contexto da Educação Técnica Profissional, gerando um guia para a sua criação em um componente específico. Como objetivos específicos se propõe contextualizar a Educação Profissional no Brasil, a fim de relacioná-la com a literatura existente acerca de tecnologias, comunicação e aos saberes docentes; levantar publicações no banco de dados da CAPES, com os termos “educação e smartphone”, para verificar a sua frequência nos últimos anos nos artigos acadêmicos dentro de um recorte temporal; contribuir, a partir do levantamento de dados e informações docentes, na comunicação pedagógica por meio de um APP criado para uso em smartphones,no desenvolvimento de um componente curricular de um Curso Técnico de Comunicação Visual. A fundamentação teórica abarca uma pesquisa bibliográfica, a fim de embasar os saberes docentes sobre a Educação, Comunicação e Tecnologias. A metodologia utilizada, com uma abordagem qualitativa e de natureza exploratória, trata da aplicação de uma pesquisa survey,via Google Forms. Em decorrência da discussão dos resultados emerge como principal apontamento que o uso do APP para smartphones pode ser uma ferramenta de comunicação na prática pedagógica, porém essa interface digital exige atualizações docentes para o seu desenvolvimento.

Educação Técnica Profissional

Saberes Docentes