SABERES, PRÁTICAS E COMUNICAÇÃO DOCENTE: O PAPEL DO PROFESSOR EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Data de Apresentação:22/03/2021 Autor: Fátima Aparecida do Rego
Formação do Formador
Profª Drª Rosália Maria Netto Prados

Profª Drª Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profª Drª Ivone Panhoca - UMC

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

REGO, F. A. Saberes, Práticas e Comunicação Docente: o papel do professor em educação profissional [73] f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

No percurso da educação profissional no Brasil existem poucas diretrizes em relação à formação dos professores dessa modalidade de ensino; sujeito advindo do mundo corporativo, que possui vasto conhecimento e experiências a compartilhar, mas não domina os saberes da prática de comunicação docente. Esta pesquisa baseia-se em concepções teóricas sobre a educação profissional, saberes e práticas docentes, com ênfase na comunicação como uma prática pedagógica. Tem por objetivo geral, identificar quais são os saberes e práticas de comunicação docente, que permitem ao professor se comunicar de forma assertiva com seus alunos para promover a aprendizagem de forma significativa. O método de pesquisa é de natureza exploratória, com abordagem quanti-qualitativa, com aplicação de um questionário eletrônico composto por perguntas abertas e fechadas, elaborado por meio do Google Formulário, e encaminhado via e-mail para 50 professores, de diferentes áreas do conhecimento, que lecionam em uma instituição privada da educação profissional e tecnológica. Após a análise dos resultados da pesquisa, ficou evidente que a maneira como os respondentes exercem suas atividades pedagógicas são muito distintas, uma vez que sua formação profissional é proveniente do meio corporativo e não pedagógico. Logo, não dominam os saberes de mediadores no processo de ensino aprendizagem, tampouco os saberes de comunicação docente. Não houve indícios de utilizarem técnicas ou práticas de comunicação no exercício de sua atividade docente e evidencia-se que há uma lacuna a ser preenchida em relação a essa questão, o que indica que uma formação em práticas de comunicação, seria apropriada. Assim, o produto desta pesquisa é uma proposta para formação do professor da educação profissional, fundamentada em princípios da comunicação docente.

Educação Profissional

Saberes Docentes