Saberes, trabalho docente e educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissional

Data de Apresentação:21/03/2023 Autor: Carlos Alberto da Silva Junior
Formação do Formador
Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados

Profa. Dra. Rosália Maria Netto Prados - CEETEPS

Profa. Dra. Maria de Fátima Ramos de Andrade - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS

SILVA JUNIOR. C. A. da. Saberes, Trabalho Docente e Educomunicação: o uso de tecnologias digitais na educação profissional. 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no projeto Saberes e Trabalho Docente, da linha de pesquisa Formação do Formador, no programa de mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, cuja área de concentração é Educação e Trabalho. Este é um trabalho de pesquisa que trata de um estudo sobre os saberes, as práticas docentes, educomunicação e tecnologias na educação profissional e traz uma discussão sobre o uso de tecnologias digitais no ensino remoto. Justifica-se o interesse neste tema, porque com a adoção das tecnologias digitais nas práticas docentes, é necessário repensar o saber do professor quanto à comunicação docente. Tem como objetivos discutir a aplicabilidade das tecnologias digitais nos processos educomunicativos de uma instituição privada de educação profissional, no ensino remoto, sob a ótica do docente; contextualizar os saberes docentes necessários para utilização das tecnologias digitais no ensino remoto; discutir as práticas, experiências e conhecimentos que foram aprimorados com o isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19; identificar as necessidades dos docentes para o uso das tecnologias digitais no seu dia a dia e elaborar uma proposta de formação continuada para os docentes, como produto desta pesquisa, sobre educomunicação e o uso das tecnologias digitais na educação. A fundamentação teórica consiste numa pesquisa bibliográfica sobre os saberes e trabalho docente, educomunicação, educação profissional, ensino a distância, ensino remoto, tecnologias e recursos educacionais digitais. A metodologia da pesquisa é exploratória e de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, por meio de pesquisa via Google Forms e de entrevistas semiestruturadas com os docentes de uma instituição privada de educação profissional. Os principais resultados desta pesquisa contribuíram para uma reflexão sobre a importância da formação docente em relação ao uso das tecnologias digitais no ensino remoto, bem como para o desenvolvimento do produto resultante desta pesquisa, uma proposta de formação continuada para os professores dessa instituição.

Saberes e Trabalho Docente. Educação Profissional. Educomunicação. Tecnologias Digitais