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Dissertação

Serviços de engenharia: os desafios para implantar a gestão por competências em uma instituição pública de ensino

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Gestão da Produção e de Operações

Autor: Bruna Fernanda dos Santos Ferreira

Orientador: Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo

Data de Apresentação: 26/05/2021

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profa. Dra. Marília Macorin de Azevedo - CEETEPS

Prof. Dr. Herlandí de Souza Andrade - USP

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS


RESUMO

FERRERIA, B. F. S. Serviços de engenharia: contribuições do programa de desenvolvimento de competências em uma instituição pública de ensino. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

 

Ao estabelecer um sistema de gestão de excelência, as empresas públicas aperfeiçoam a qualidade dos serviços prestados, ampliando a satisfação dos clientes, como premissa de garantia da qualidade. Ao propor ações de desenvolvimento de pessoas, as organizações concentram esforços para alcançar os objetivos que pertencem a toda a instituição, com perspectiva orientada a melhores resultados. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo identificar se o programa de desenvolvimento de competências contribuiu para a melhoria do serviço prestado na área de engenharia de uma instituição pública de ensino. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso Único, com abordagem qualitativa do tipo descritiva. Foi aplicada uma avaliação de competências aos colaboradores, além de uma pesquisa de satisfação aos clientes, para fazer a análise comparativa dos dados de instrumentos anteriores. Os resultados apontaram que a implementação de ações e estratégias para maximizar a performance dos colaboradores, com vistas ao desenvolvimento das competências técnicas e comportamentais, contribuiu para o desenvolvimento da equipe, sendo validado também pela percepção dos clientes. Neste sentido, observa-se que as organizações, sejam públicas ou privadas, devem investir em uma adequada gestão de pessoas, considerando que são elas que inovam, produzem e encantam os clientes.


PALAVRAS-CHAVE
Sistemas Produtivos. Competências. Gestão por Competências. Instituição Pública