Data de Apresentação:05/11/2014 Autor: Claudia Bianchi Progetti

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Antônio de Loureiro Gil

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

PROGETTI, C. B. Sustentabilidade como área de conhecimento em gestão de projetos em tecnologia da informação: uma forma de identificação dos indicadores em uma instituição financeira. 108f. Dissertação de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2014.

O objetivo central deste trabalho é desenvolver um modelo de processos voltados à área de sustentabilidade adequados ao gerenciamento de projetos de uma conceituada instituição financeira do país, indicando possíveis melhorias no fluxo de processos de gerenciamento de projetos. Foi realizado um estudo de todos os relatórios publicados pela empresa escolhida, e por meio dessa análise foi comprovado o interesse da empresa em melhorar de forma contínua seus relatórios de sustentabilidade.

Por intermédio de entrevistas e análise documental na organização objeto de estudo constatou-se que a empresa possui uma boa estrutura de conscientização dos colaboradores quanto à importância do tema sustentabilidade e foi confirmado que existe uma carência na obtenção desses indicadores pelos departamentos da área de Governança da Tecnologia da Informação. Portanto, a proposta de um método que possa ajudar no fornecimento desses indicadores vem ao encontro da necessidade existente.

Gerenciamento de Projetos

Indicadores de Sustentabilidade