Taxonomia da percepção da realidade: um estudo visando contribuir para a melhoria das práticas de engenharia de requisitos

Data de Apresentação:21/08/2009 Autor: Shigueo Tomomitsu
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Getúlio de Souza Nunes

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

Este trabalho tem como objetivo propor uma abordagem metodológica, que contribua para a obtenção de requisitos, visando a qualidade de software e, consequentemente, estar em conformidade com as efetivas necessidades manifestadas pelos “stakeholders” de um sistema. É apresentado o cenário caracterizado pelo caráter crônico da problemática de software.

No contexto do processo de software, são abordados as questões relativas a elicitação de requisitos, reconhecidamente um processo considerado difícil; que contempla diversos aspectos associados à percepção da realidade no âmbito do processo de desenvolvimento de sistemas.

Essas dificuldades, evidenciadas pela pesquisa realizada junto a comunidade discente que participou dessa iniciativa, corroboram para a busca de instrumentos auxiliadores para uso pelos aprendizes e iniciantes na área de desenvolvimento de sistemas. Ainda no contexto acadêmico conduziu-se a análise de planos de ensino dos cursos de graduação de ensino superior, e constatou-se que os tópicos associados ao tema encontravam-se dispersos, e também não contemplam as diversas categorias de requisitos, favorecendo abordagens altamente dependentes dos docentes que as lecionam.

É apresentada uma taxonomia, orientadora da percepção da realidade, como instrumento facilitador do processo de elicitação de requisitos, podendo servir aos que atuam no desenvolvimento de sistemas como um “mapa” que guie a definição de um roteiro específco para elicitação de requisitos, em especial no contexto acadêmico, onde se verifica que a ênfase dada a esse tema não é proporcional a sua real importância.

Elicitação de Requisitos

Engenharia de Requisitos