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Dissertação

Teorias de aprendizagem em curso de educação a distância: um estudo de caso

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Formação Tecnológica

Autor: Glaucemara Marinho de Souza

Orientador: Profª. Drª. Esméria Rovai

Data de Apresentação: 07/05/2008

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profª. Drª. Esméria Rovai

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida


RESUMO

É visível o crescimento significativo de ofertas de cursos à distância fornecido por empresas, com o intuito de atualização e capacitação de seus empregados. Neste sentido, o Exército Brasileiro também faz uso desta modalidade de ensino-aprendizagem para atualização de seus profissionais. Contudo, a utilização da Educação a Distância sem uma fundamentação pedagógica adequada e sustentada pelas Teorias de Aprendizagem, pode levar tais cursos a vícios ocorridos em ambientes presenciais.

Sendo assim, neste trabalho evidenciam-se as seguintes perguntas: 1) Que problemas foram encontrados no curso à distância elaborado pelo 3º Centro de Telemática de Área, dentro da visão do uso da tecnologia como transmissora de informação? 2) Que contribuições seriam necessárias para que o curso à distância do 3º Centro de Telemática de Área possa adequar a metodologia de ensino a novos princípios da Educação a Distância?

O trabalho objetiva analisar os problemas enfrentados na área de Educação a Distância ao levantar os possíveis motivos que levam alunos a desistir de cursos à distância durante a realização do mesmo.

Para isso, utilizou-se como fundamentação teórica as teorias de aprendizagem de Skinner, o Construtivismo de Piaget, a teoria do Sociointeracionismo de Vygotsky, o Construcionismo de Seymour Papert e a Interatividade de Carlos Valente.

Por fim, os dados coletados por meio de questionário, aplicado a alunos desistentes, foram analisados e verificou-se que a educação a distância on-line apenas sustentada por recursos tecnológicos, pode não satisfazer as necessidades de alunos e empresas.

 


PALAVRAS-CHAVE
Educação a Distância, teorias de aprendizagem