Teorias de aprendizagem em curso de educação a distância: um estudo de caso

Data de Apresentação:07/05/2008 Autor: Glaucemara Marinho de Souza
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Esméria Rovai

Profª. Drª. Esméria Rovai

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

É visível o crescimento significativo de ofertas de cursos à distância fornecido por empresas, com o intuito de atualização e capacitação de seus empregados. Neste sentido, o Exército Brasileiro também faz uso desta modalidade de ensino-aprendizagem para atualização de seus profissionais. Contudo, a utilização da Educação a Distância sem uma fundamentação pedagógica adequada e sustentada pelas Teorias de Aprendizagem, pode levar tais cursos a vícios ocorridos em ambientes presenciais.

Sendo assim, neste trabalho evidenciam-se as seguintes perguntas: 1) Que problemas foram encontrados no curso à distância elaborado pelo 3º Centro de Telemática de Área, dentro da visão do uso da tecnologia como transmissora de informação? 2) Que contribuições seriam necessárias para que o curso à distância do 3º Centro de Telemática de Área possa adequar a metodologia de ensino a novos princípios da Educação a Distância?

O trabalho objetiva analisar os problemas enfrentados na área de Educação a Distância ao levantar os possíveis motivos que levam alunos a desistir de cursos à distância durante a realização do mesmo.

Para isso, utilizou-se como fundamentação teórica as teorias de aprendizagem de Skinner, o Construtivismo de Piaget, a teoria do Sociointeracionismo de Vygotsky, o Construcionismo de Seymour Papert e a Interatividade de Carlos Valente.

Por fim, os dados coletados por meio de questionário, aplicado a alunos desistentes, foram analisados e verificou-se que a educação a distância on-line apenas sustentada por recursos tecnológicos, pode não satisfazer as necessidades de alunos e empresas.

Educação a Distância

teorias de aprendizagem