Terceiro setor e secretariado: formação e atuação do profissional no estado de são paulo

Data de Apresentação:15/03/2011 Autor: Lanise Santos Silva
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

O objetivo desta pesquisa é identificar a formação e o modo de atuação do profissional de secretariado nas organizações do Terceiro Setor do Estado de São Paulo associadas à Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (ABONG). Como objetivos específicos, a pesquisa identifica entre esses profissionais a sua formação, as atividades realizadas, seu conhecimento sobre o Terceiro Setor, seu histórico profissional e suas aspirações profissionais.

O pressuposto é que, por ser multifuncional, o profissional de secretariado encontra-se na maior parte das instituições públicas e privadas, incluindo aquelas pertencentes ao Terceiro Setor. Entre os referenciais teóricos desta pesquisa, destacam-se os estudos sobre o Terceiro Setor de Salamon e Anheier (1992, 1994) e dos autores nacionais Fernandes (1994) e Landim (1993), além da pesquisa FASFIL – Fundações Privadas e Associações Sem Fins Lucrativos no Brasil (IBGE, 2008). Na área secretarial, os principais autores consultados foram Azevedo (2004), Carvalho (2005), Guimarães (2001) e Natalense (1998).

Profissionalização

Secretariado