Trajetória do desenvolvimento e entrega de projetos EaD destinados à educação profissional no âmbito corporativo

Data de Apresentação:30/05/2023 Autor: Daysa de Jesus da Silva
Formação do Formador
Prof. Dr. Carlos Vital Giordano

Prof. Dr. Carlos Vital Giordano - CEETEPS

Prof. Dr. Fernando de Almeida Santos - PUC

Prof. Dr. Michel Mott Machado - CEETEPS

SILVA, D. J. Trajetória do desenvolvimento e entrega de projetos EaD destinados à Educação Profissional no Âmbito Corporativo. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

Ao longo deste trabalho serão examinados processos de produção de materiais instrucionais de Educação a Distância (EaD) destinados à Educação Profissional com o objetivo de, em termos gerais, averiguar esses processos e sua entrega, desde o escopo até a finalização, identificando os passos executados, o alinhamento das expectativas das partes interessadas e o fluxo de trabalho entre as equipes, além de averiguar os impactos em situações não planejadas que poderiam ser mitigadas e eventualmente prevenidas se assistidas adequadamente. O método escolhido para evidenciar os encaminhamentos e suas consequências no processo de construção de projetos de EaD (materiais instrucionais) voltados à Educação Profissional orientou-se por um modelo explicativo, descritivo, ex-post-facto (verificação do que aconteceu depois de um fato), destrinchando um projeto realizado com foco em sua execução, sua finalização e seus desdobramentos.

Como resultado prático, propõe-se apresentar um roteiro e um manual de elaboração de projetos instrucionais para EaD focados na Educação Corporativa. A investigação provém de estudos realizados na Linha de Pesquisa Formação do Formador, aderente ao projeto de pesquisa Ensino e Aprendizagem da Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa do CEETEPS (Centro Paula Souza) e ao subprojeto desenvolvido junto ao grupo cadastrado no diretório CNPq que aborda práticas de ensino e aprendizagem condizentes com as realidades locais e regionais, inseridas no mundo informatizado, ligadas ao desenvolvimento de competências voltadas à formação profissional e que favoreçam a inserção social.

Material instrucional. Execução. Controle. Educação profissional