Tratamento de efluentes para reúso de água: estudo de caso de uma indústria petroquímica

Curso: Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação

Linha de Pesquisa: Tecnologias Ambientais

Autor: Sandra Ruri Fugita Gomes

Orientador: Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Data de Apresentação: 03/07/2012

Prof. Dr. Dirceu D'Alkmin Telles

Prof. Dr. Ariovaldo Nuvolari

Prof. Dr. Francisco Tadeu Degasperi

O presente trabalho apresenta um panorama sobre a gestão dos recursos hídricos, incluindo a disponibilidade hídrica no Brasil e no estado de São Paulo, o sistema de tratamento de efluentes por processo de lodos ativados assim como o sistema mbr e as práticas de reúso de água na indústria notadamente em torres de resfriamento. São apresentados dados relativos à implantação do sistema de tratamento de efluentes de uma indústria petroquímica e os respectivos resultados das análises dos efluentes brutos e tratados desde setembro de 2008 até agosto de 2011. São apresentados também os dados referentes aos volumes de água captados e reutilizados nas torres de resfriamento, assim como os ganhos financeiros obtidos pela indústria com a prática de reúso de água e eliminação do lançamento de efluentes considerando a implantação da cobrança pelo uso da água.

Cobrança Pelo Uso da Água, Indústria Petroquímica, Reuso de água, Sistema Mbr, Tratamento de Efluentes