Turismo virtual on-line: canal de decisão de compra para roteiros ecológicos no Brasil – São Paulo

Data de Apresentação:02/03/2011 Autor: Marina Pinto de Oliveira Araujo
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Profª. Drª. Marcia Ito

Profª. Drª. Marcia Ito

Prof. Dr. Marcos Crivelaro

Prof. Dr. Hilário Ângelo Pellizer

Desde seu surgimento, a Internet vem conquistando cada vez mais espaço na vida cotidiana das pessoas, de modo que substitui e facilita, tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, diversas atividades. Dentre elas, em especial, há a comercialização de produtos e serviços, prática que cresce a cada dia, na medida em que o consumidor ganha confiança neste meio de compra.

Esta forma de comércio vem sendo utilizada de maneira vantajosa também por empresas de turismo, por meio da venda de pacotes de viagem, de passagens aéreas, de hospedagens, dentre outros. Verifica-se, em uma análise mais aprofundada, um campo a ser explorado com sucesso também pelas empresas de ecoturismo – uma área que tem se desenvolvido nos últimos anos.

A presente pesquisa, de natureza descritiva, tem por objetivos investigar o comportamento atual do consumidor de turismo frente à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e verificar a oferta de produtos e serviços disponíveis no mercado – e alinhá-la com a demanda dos ciberconsumidores; além de refletir sobre o tema para aprimorar idéias e apontar novas tendências de mercado.

Para a produção deste trabalho, foi utilizado um referencial teórico baseado em autores das áreas de turismo, marketing, comportamento do consumidor e tecnologia digital; além de pesquisas on-line sobre as principais agências de ecoturismo da cidade de São Paulo e sobre agências internacionais.

Foi realizado também o estudo das legislações pertinentes e dos demais dados estatísticos relacionados ao tema. Constatou-se o desalinho existente entre as vigentes ofertas de produtos e serviços de ecoturismo disponíveis no mercado e a crescente demanda de ciberconsumidores: as empresas que se adequarem a essa realidade tenderão a ser mais competitivas e se destacarão em relação às atuais ofertantes.

Comportamento do consumidor

Ecoturismo