Um estudo analítico da força impulsora no empreendedorismo feminino

Data de Apresentação:08/09/2010 Autor: Júlia Valéria Telles
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Maria Anita Viviani Martins

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

O objetivo deste trabalho é identificar a força impulsora do empreendedorismo feminino. A hipótese de que parte é que existem características comportamentais preponderantes que permitem definir o perfil específico da mulher empreendedora.

O foco da pesquisa é, assim, o indivíduo empreendedor e a força que o conduz à ação. A metodologia utilizada é a da pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, baseado na revisão bibliográfica de diferentes aspectos relacionados direta ou indiretamente ao tema e em entrevistas estruturadas com mulheres empreendedoras, para a obtenção de dados empíricos exemplificadores da questão.

De modo especial, são trabalhados os conceitos da abordagem comportamentalista do empreendedorismo, a partir da contribuição de autores como Dolabela, Dornelas e Filion.

A constatação de que o percentual de mulheres empreendedoras na economia brasileira já supera o dos homens leva a crer que a mulher ousou quebrar paradigmas, passando a enfrentar preconceitos e discriminações, para assumir personalidade própria na luta por seus sonhos.

A pesquisa logrou destacar alguns dos valores que movem a mulher empreendedora (a importância conferida às redes de relações, o interesse pela educação, o peso das escolhas, a preocupação social, o patriotismo) e algumas de suas características preponderantes (a autodeterminação, a perseverança e a liderança).

Empreendedorismo

Mulher empreendedora