Português Ingles Espanhol

Dissertação

Um estudo analítico da força impulsora no empreendedorismo feminino

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:08/09/2010 Autor: Júlia Valéria Telles
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Alfredo Colenci Júnior

Profª. Drª. Maria Anita Viviani Martins

Profª. Drª. Senira Anie Ferraz Fernandez

Profª. Drª. Ana Teresa Colenci Trevelin

Resumo

O objetivo deste trabalho é identificar a força impulsora do empreendedorismo feminino. A hipótese de que parte é que existem características comportamentais preponderantes que permitem definir o perfil específico da mulher empreendedora.

O foco da pesquisa é, assim, o indivíduo empreendedor e a força que o conduz à ação. A metodologia utilizada é a da pesquisa de caráter exploratório e qualitativo, baseado na revisão bibliográfica de diferentes aspectos relacionados direta ou indiretamente ao tema e em entrevistas estruturadas com mulheres empreendedoras, para a obtenção de dados empíricos exemplificadores da questão.

De modo especial, são trabalhados os conceitos da abordagem comportamentalista do empreendedorismo, a partir da contribuição de autores como Dolabela, Dornelas e Filion.

A constatação de que o percentual de mulheres empreendedoras na economia brasileira já supera o dos homens leva a crer que a mulher ousou quebrar paradigmas, passando a enfrentar preconceitos e discriminações, para assumir personalidade própria na luta por seus sonhos.

A pesquisa logrou destacar alguns dos valores que movem a mulher empreendedora (a importância conferida às redes de relações, o interesse pela educação, o peso das escolhas, a preocupação social, o patriotismo) e algumas de suas características preponderantes (a autodeterminação, a perseverança e a liderança).

 

Empreendedorismo

Mulher empreendedora

Trabalho