Português Ingles Espanhol

Dissertação

Um estudo sobre a implantação da governança de TI com base em modelos de maturidade

DOWNLOAD COMPLETO
Data de Apresentação:30/06/2006 Autor: Paulo Medina Corrêa
Curso:
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Linha de Pesquisa:
Formação Tecnológica
Orientador:
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale
Contato:
mestrado@cps.sp.gov.br
Banca:

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Resumo

Esse trabalho contribui para a discussão sobre o processo que emerge como necessidade natural nas empresas – governança de TI – processo esse que se localiza dentro de um contexto mais amplo de governança corporativa. Esse estudo está focado em uma das ferramentas do CobiT 3ª Edição – Management Guidelines – que por meio de modelos classifica os níveis de maturidade dos processos de TI.

Por meio de um estudo de caso em uma empresa de tecnologia, mais especificamente em seu Centro de Certificação Digital, procurou-se entender como os níveis de maturidade podem contribuir para iniciar o processo de implantação de governança de TI.

Ou seja, por meio de uma análise de gap, classificando o nível de maturidade atual dos processos de TI, é possível projetar em que nível de maturidade deseja-se chegar nesses processos, definindo assim o modelo de gestão e suas métricas. Na conclusão, analisou-se os resultados dos processos de TI avaliados e a projeção feita pelos responsáveis pela gestão e operação dessa unidade de negócio.

 

COBIT

Governança de TI

Management Guidelines

Nível de Maturidade

Processos de TI