Um estudo sobre sistemas para gerenciamento de serviços

Data de Apresentação:19/08/2009 Autor: Adilson Ferreira da Silva
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Márcia Ito

Prof. Dr. Claudio Santos Pinhanez

O presente trabalho teve como objetivo efetuar uma pesquisa de campo paraverificar se os sistemas gerenciadores de serviços disponíveis para estudo oferecem funcionalidades que permitem a gestão da demanda e capacidade produtiva de serviços e a comunicação do cliente com o processo de prestação de serviços para auxiliar o gestor de operações de serviços a tratar as implicações decorrentes das características dos serviços simultaneidade produção-consumo e co-produção e verificar se as arquiteturas de software dos sistemas pesquisados são aderentes a atributos de qualidade.

Foi construído um referencial teórico sobre serviços, arquitetura de software e tecnologias aplicadas a processos de negócio para a fundamentação teórica desta dissertação e elaboração do questionário para pesquisa sobre sistemas para gerenciamento de serviços.

Os resultados da pesquisa confirmam que os sistemas para gerenciamento de serviços pesquisados não apresentam funcionalidades para que o gestor trate as implicações oriundas das implicações das características dos serviços simultaneidade produção-consumo e co-produção e que as arquiteturas de software destes sistemas não atendem aos atributos de qualidade manutenibilidade, desempenho e interoperabilidade.

Foi construída e apresentada uma arquitetura de software de um sistema para gerenciamento de serviços aderente a atributos de qualidade mais comuns e que oferece funcionalidades para tratar as implicações decorrentes da simultaneidade produção-consumo e co-produção como contribuição para os interessados em desenvolver sistemas desta natureza.

Arquitetura de Software

Gestão de serviços