UM MODELO DE APLICAÇÕES DE REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO TÉCNICO DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Data de Apresentação:28/04/2021 Autor: Alessandro José da Silva
Gestão da Produção e de Operações
Prof. Dr. Antonio César Galhardi

Prof. Dr. Antonio César Galhardi - CEETEPS

Profa. Dra. Juliana Veiga Mendes - UFSCar

Prof. Dr. José Manoel Souza das Neves - CEETEPS

SILVA, A. J. Um modelo de aplicações de Realidade Aumentada no ensino técnico de manutenção industrial. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2021.

Esta pesquisa se propõe a estabelecer um roteiro para implantação da Realidade Aumentada (RA) na execução de atividades práticas de manutenção industrial desenvolvida para o curso técnico, considerando uma adequação no sistema atual ao uso da teoria de aprendizagem experiencial, em uma iniciativa de dar os primeiros passos na introdução de aprendizagem voltada ao trabalho coletivo, no novo ambiente Ciberfísico. Visto que o mesmo, requer indivíduos preparados para atuarem em equipes multifuncionais e, também, se observa um forte movimento voltado à implantação de tecnologias da indústria 4.0 nas escolas técnicas de ensino profissional. Assim, determinou-se como objetivo geral: construir um modelopara a aplicação de Realidade Aumentada em atividades práticas realizadas em equipe para o ensino técnico profissional; e como objetivos específicos elencou-se: identificar tecnologia, dispositivos e softwares necessários para aplicação de RA; construir um aplicativo RA para a prática do ensino de Manutenção Industrial, em um curso técnico profissionalizante; propor adequação de recursos humanos para a formação de equipes considerando-se os aspectos psicossociais; Selecionar contribuições e elaborar guias de orientação para a otimização da Aprendizagem Experiencial no trabalho em equipe; e, adequar o espaço físico (área, layout e recursos) para a aplicação da nova proposta conforme a necessidade do ensino-aprendizagem voltada ao trabalho em equipe. Como estratégia metodológica, optou-se pela utilização do Design Science Research (DSR), uma vez que ele está adequado ao objeto de estudo, por se tratar de uma pesquisa de campo realizada por meio da observação e da interação que resulta em produto para posterior avaliação dos artefatos gerados pela pesquisa e reconhecendo um problema relevante. Além de denotar sua utilidade e utilizar procedimentos com o devido rigor científico na avaliação dos artefatos produzidos. Obteve-se, como resultados, um framework para a implantação do modelo proposto que adota procedimentos para otimizar a formação de equipes compostas por indivíduos com personalidades compatíveis, orienta a adaptação da aprendizagem experiencial ao contexto do trabalho em equipes, identifica as tecnologias RA disponíveis no mercado, adequa o ambiente de execução às necessidades do uso de RA, apresenta possibilidades de aplicação RA em tarefas práticas de manutenção e cria um aplicativo RA para interação do usuário, desenvolvida por meio de dispositivos smartphone com SDK ARCore, Unity Engine eplataforma Android.

Realidade Aumentada

Manutenção Industrial