UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DIGITAL EM EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Data de Apresentação:23/04/2021 Autor: Leandro Luiz de Andrade
Sistemas Organizacionais
Profa. Dra. Eliane Antônio Simões

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Profa. Dra. Fernanda Aranha Saffaro - UEL

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

ANDRADE, L. L. Um modelo para avaliação do nível de maturidade digital de empresas de construção civil, 100 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

O presente trabalho teve como objetivo propor um modelo para avaliação da maturidade digital de empresas de construção civil, de forma a permitir um diagnóstico das empresas e apresentar os caminhos necessários para aumentar a maturidade digital, visando maior desempenho operacional e a obtenção de vantagens competitivas. O método utilizado foi o Design Science Research, adequado para o desenvolvimento de artefatos, tendo em vista a finalidade dessa dissertação. Para avaliação do artefato, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com diretores de empresas de construção civil. Os resultados obtidos permitiram enquadrar as empresas avaliadas no dentro das dimensões analisadas e dos níveis utilizados. Foi possível identificar as dimensões e sub dimensões com maior nível de maturidade por empresa e comparar a média dos dados em relação as demais empresas avaliadas por dimensão.

Maturidade digital

Tecnologias digitais