Uma alternativa de conscientização sobre prevenção odontológica: desenvolvimento e avaliação do protótipo de um serious game

Data de Apresentação:09/12/2011 Autor: Cristina Ito
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Alfeu Vitelli Marinho Filho

Prof. Dr. Mauricio Amaral de Almeida

Estudos realizados pelo Ministérido da Saúde demonstram que para o Brasil atingir a meta da OMS em 2010 é preciso aplicar métodos preventivos e promover a saúde bucal. Além disso, o tratamento odontológico é cercado por uma associação à dor, que gera um estresse ao paciente e a sua fuga à busca de soluções destes problemas, necessitando-se informar, conscientizar e motiva-lo com recursos atuais e tecnológicos, e assim atrai-lo para cuidar e tratar destas enfermidades, levando a uma melhor qualidade de vida.

Desta maneira este trabalho propõe desenvolver um jogo do tipo serious para a disseminação e conscientização da população infantil sobre a saúde bucal. Para isto foi necessário um estudo científico das diversas fases de aprendizado da criança, conforme a sua idade para um melhor aproveitamento da ferramenta. Ultilizou-se mapas conceituais para elaborar o conceito de produção e pré-produção deste jogo. Além disso, foi utilizado a combinação da técnica de casos de uso, roteiros de cinema e televisão e árvores narrativas para a elaboração e organização da história do jogo.

O desenvolvimento de um framework para facilitar o acréscimo e mudanças da organização das cenas foi feito ao analisar os roteiros elaborados a partir dos casos de uso. Realizou-se um protótipo para testar e garantir que a jogabilidade fosse divertida, atraente e prática. Sua avaliação foi por meio de questionários aplicados em 40 pedagogos que são responsáveis pela educação formal das crianças, 31 dentistas que são os mais interessados pela saúde bucal e 44 responsáveis que desejam o ideal e o melhor para os seus filhos. Obteve-se 90% de aprovação do protótipo possibilitando o início da fase de produção do jogo com a premissa de que o serious game proposto é uma alternativa de conscientização para a prevenção odontológica.

Educação em Odontologia

Informática Médica