UMA CONTRIBUIÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO DO DEEP LEARNING APLICADO À NEGOCIAÇÃO DE AÇÕES POR ALGORITMOS NA B3

Data de Apresentação:16/06/2020 Autor: Camilo Ilzo Shimabukuro
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. José Odálio dos Santos

Prof. Dr. Marcelo Tsuguio Okano

SHIMABUKURO, C. I. Uma contribuição para implementação do Deep Learning aplicado à negociação de ações por algoritmos na B3. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2020.

Revisões da literatura no período de 2009 a 2015 apresentavam a área de finanças como campo pouco explorado pelo Deep Learning. Considerando-se os resultados já alcançados pela pesquisa e a disponibilização de novas ferramentas computacionais, identificou-se uma oportunidade para a investigação da produção científica nesta área, no período de 2016 a 2019. Tal investigação evidenciou um crescimento recente das publicações científicas sobre Deep Learning aplicado ao Algorithmic Trading a partir de 2018. O objetivo deste trabalho é pesquisar uma abordagem baseada em Deep Learning aplicada à negociação de ações baseada em algoritmos sobre ativos listados na bolsa de valores brasileira, B3, e implementar um artefato na forma de software com esta abordagem. Utiliza-se o método Design Science Research para a implementação, execução e avaliação do artefato de software. A abordagem Long Short-Term Memory foi escolhida por sua capacidade de extração de características das relações não lineares de séries temporais, de retenção seletiva das informações passadas relevantes, e de manter o aprendizado evitando o vanishing gradient e o exploding gradient. O artefato de software, representado por modelo lógico e código fonte, foi testado em duas ações negociadas na B3, tendo como dados de entrada os preços de fechamento diários de um período de dez anos, de 2008 a 2018. A análise dos resultados evidenciou aderência entre preços alvo e de predição em momentos de manutenção de tendência, e atraso no reconhecimento do novo padrão em momentos de reversão de preços ou maior volatilidade. As variâncias da acurácia da predição sobre preços padronizados para PETR4 e VALE3 foram 0,000193 e 0,000259 respectivamente. Tais resultados indicam a aplicabilidade do modelo LSTM no mercado de ações brasileiro.

Mercado de Ações

Algorithmic Trading