Uma contribuição para avaliação do valor adicionado pela shadow IT na organização pública brasileira.

Data de Apresentação:30/06/2017 Autor: Leonardo Yukio Kussama
Gestão de Sistemas Produtivos
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Profª. Drª. Renata Mendes de Araujo

Prof. Dr. Marcelo Duduchi Feitosa

KUSSAMA, L. Y. Uma contribuição para avaliação do valor adicionado pela shadow IT na organização pública brasileira. 60 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017.

O presente trabalho tem por objetivo compreender se as práticas de shadow IT adicionam valor para uma organização pública, em caso positivo, por que e como. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso com entrevistas semiestruturadas, e com levantamento e avaliação de duas aplicações implementadas com práticas de shadow IT em uma unidade de negócios de uma empresa pública federal do setor financeiro. A empresa foi selecionada tendo por base possuir práticas de shadow IT. A pesquisa apontou que as soluções shadow IT tem comprovada eficácia na melhoria do atendimento ao cidadão e consequente valor adicionado ao nível tático para a organização, bem como que os mecanismos de Governança de TI foram, na prática, flexibilizados.

Governança de TI

Governo Eletrônico