Uma proposta de classificação para riscos operacionais e sua disposição em uma estrutura taxonômica para empresas do mercado segurador brasileiro sob a visão da segurança da informação

Data de Apresentação:13/06/2011 Autor: Sérgio Henrique Oliveira Pereira
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Napoleão Verardi Galegale

Prof. Dr. Aristides Novelli Filho

Prof. Dr. Antonio de Loureiro Gil

Esta pesquisa tem como principal propósito a criação de uma taxonomia de riscos operacionais, do mercado segurador brasileiro, que estejam relacionados com segurança da informação. Essa taxonomia, e consequentemente seus relacionamentos, é peça fundamental para o alinhamento dos conceitos de risco operacional no setor.

A informação tem se tornado um ativo de valor incalculável, intangível, para as corporações e o mercado. A necessidade e importância de se ter a informação de forma organizada e tratada a fim de apoiar os interesses do negócio tem sido mostrada constantemente pelo crescente número de incidentes ao redor do mundo.

Para o mercado segurador brasileiro não é diferente e segurança da informação, mais do que nunca, torna-se relevante para que a informação tenha fluidez através dos recursos disponíveis em ti. Reunindo as técnicas de classificação e disponibilização da informação através da taxonomia e segurança da informação, a pesquisa entrega uma proposta para apoiar o setor em questão.

Mercado Segurador

Risco