Uma proposta para controle de acesso baseado em papéis na arquitetura do agente com a programação orientada a aspectos

Data de Apresentação:27/11/2009 Autor: Willian Ferreira Peixoto
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Sistemas de Informação e Tecnologias Digitais
Profª. Drª. Márcia Ito

Profª. Drª. Márcia Ito

Prof. Dr. Carlos Hideo Arima

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Um agente em geral, não se encontra sozinho num sistema, mas sim como integrante de um Sistema Multiagentes que é composto por um conjunto de diferentes tipos de agentes distribuídos em um ou mais ambientes. Estes agentes desempenham papéis distintos e colaboram entre si para execução de tarefas.

Os agentes distribuídos por estes ambientes podem sofrer inúmeras ameaças de segurança onde o acesso não autorizado causado pela ausência ou pelo fraco controle de acesso pode ser a falha de segurança utilizada para uma investida de ataque.

Desse modo, o controle de acesso torna-se uma preocupação essencial no desenvolvimento de sistemas orientados a agentes seguros. No entanto, a implementação deste interesse não é uma tarefa trivial, pois devido sua natureza transversal, quando implementado frequentemente causa sintomas indesejáveis que impactam de forma negativa no sistema.

Consequentemente, em meio ao desafio de implementar o interesse de controle de acesso nos agentes, os desenvolvedores devem estar atentos também à necessidade de produzir sistemas com um nível avançado de separação de interesses, pois a modularização inadequada de interesses transversais gera esforços indesejáveis na compreensão, reuso e evolução de projetos orientados a agentes. A ideia da separação de interesses é antiga e este princípio é suportado parcialmente por paradigmas de desenvolvimento como a programação estruturada e a programação orientada a objetos.

A programação orientada a aspectos é apontada como um paradigma complementar aos existentes, cujo objetivo é prover suporte à separação avançada de interesses transversais em módulos separados, chamados de aspectos. Desta forma, através da utilização dos aspectos e do modelo de controle de acesso RBAC, este trabalho de mestrado propõe uma arquitetura para o controle de acesso baseado em papéis que proporciona além do controle de acesso, a separação avançada deste interesse.

Arquitetura de Software

Autorização