Uma proposta para implantação de algoritmo de planejamento para buscas de banco de dados em grid computacional

Data de Apresentação:14/12/2006 Autor: Celso Henrique Poderoso de Oliveira
Mestrado Profissional em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação
Formação Tecnológica
Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Prof. Dr. Maurício Amaral de Almeida

Profª. Drª. Marília Macorin de Azevedo

Prof. Dr. Rubem Dutra Ribeiro Fagundes

O objetivo deste trabalho é contribuir com a utilização de grid computacional através da melhoria de serviços de integração dos sistemas gerenciadores de banco de dados neste ambiente. As Grids Computacionais tem sido utilizadas no meio acadêmico como uma alternativa à utilização de computadores de alto desempenho por permitir que se utilize o poder de processamento de diversos microcomputadores em uma arquitetura distribuída.

As aplicações científicas, por serem altamente paralelizáveis, têm tirado proveito deste ambiente. A maior parte das aplicações científicas utilizam arquivos simples para armazenamento de dados. Alguns processos das aplicações comerciais também podem ser paralelizáveis e, portanto, podem tirar proveito da grid computacional.

Contudo o mesmo não pode ser dito do meio de armazenamento. Este tipo de aplicação utiliza sistemas gerenciadores de banco de dados para armazenamento de dados. Integrar os produtos comerciais na grid tem demandado grande esforço da comunidade acadêmica e comercial.

A utilização dos padrões e a adequação aos middlewares disponíveis são fundamentais para esta integração. Há mecanismos que permitem vincular os sistemas gerenciadores de banco de dados em uma grid computacional, mas diversos serviços precisam ser desenvolvidos e adaptados. Foi elaborada uma pesquisa dos fundamentos da grid, dos sistemas gerenciadores de banco de dados e dos algoritmos da inteligência artificial.

Com base nos middlewares disponíveis, identificou-se aquele que oferece alguns serviços de integração e foi acrescentado um serviço específico para planejamento de utilização de recursos. Este trabalho estabelece um serviço de planejamento de utilização de banco de dados em uma grid computacional. Para isso utiliza algoritmos específicos da Inteligência Artificial e o middleware que fornece os principais serviços de acesso e manipulação em banco de dados.

Banco de dados

Grid Computing