Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Dissertação

Utilização da tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos como recurso de inovação para a indústria gráfica do Brasil

Curso: Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos

Linha de Pesquisa: Sistemas Organizacionais

Autor: Pedro Leandro Lopes

Orientador: Profa. Dra. Eliane Antonio Simões

Data de Apresentação: 21/06/2022

Contato: mestrado@cps.sp.gov.br


BANCA

Profa. Dra. Eliane Antonio Simões - CEETEPS

Prof. Dr. Bruno Arruda Mortara - SENAI

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS


RESUMO

LOPES, Pedro Leandro. Utilização da Tecnologia de Realidade Aumentada em Produtos Impressos como Recurso de Inovação para a Indústria Gráfica do Brasil. 98 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022.

 

O presente trabalho tem por objetivo apresentar as diretrizes para o processo de inovação das atividades desenvolvidas pela indústria gráfica do Brasil, por meio da utilização da tecnologia de realidade aumentada. Para a realização deste estudo o pesquisador realizou uma revisão sistemática da literatura e utilizou dois métodos para coleta de dados, um questionário modelo survey e entrevistas semiestruturadas. A aplicação do questionário survey no formato online contou com a participação de profissionais atuantes em empresas da indústria gráfica de diferentes regiões do Brasil. As entrevistas semiestruturadas foram realizadas por meio da participação de profissionais atuantes em quatro empresas de tecnologia, com especialidade em recursos de realidade aumentada. Foi possível identificar, por meio das informações coletadas nos instrumentos de coleta de dados da pesquisa, que a aplicação da tecnologia de realidade aumentada possui a perspectiva de crescimento no mercado brasileiro. Os resultados obtidos por meio do questionário survey indicaram que a aplicação de realidade aumentada em produtos impressos é um recurso pouco explorado pela indústria gráfica do Brasil, sendo que os participantes afirmaram existir demanda para a aplicação dessa tecnologia, como alternativa de inovação, em projetos de produção gráfica. As empresas de tecnologia participantes do estudo apresentaram consenso sobre a possibilidade de oferta de todo o suporte técnico necessário para manutenção da plataforma digital necessária para a funcionalidade da tecnologia. Contudo, houve o consenso entre os profissionais de tecnologia participantes em afirmar que as aplicações da tecnologia de realidade aumentada em produtos impressos devem preferencialmente estar associadas a possibilidades de agregar valor aos serviços vinculados a estes produtos. 


PALAVRAS-CHAVE
Indústria Gráfica. Produtos Impressos. Tecnologia. Realidade Aumentada