Utilização do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) como ferramenta de produção enxuta: racionalização do processo produtivo numa empresa de lubrificantes desengraxantes

Data de Apresentação:31/03/2023 Autor: Érik Leonel Luciano
Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade
Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro

Prof. Dr. Rosinei Batista Ribeiro - CEETEPS

Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI

Prof. Dr. Alexandre Formigoni - CEETEPS

LUCIANO, É. L. Utilização do Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) como ferramenta de produção enxuta: Racionalização do processo produtivo numa empresa de lubrificantes e desengraxantes. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2023.

O presente trabalho tem por objetivo identificar possibilidades de melhoria e redução de desperdícios no processo de produção de uma indústria fabricante de lubrificantes e desengraxantes por meio da aplicação da ferramenta da filosofia Lean denominada Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV). A metodologia utilizada foi o estudo de caso por meio da execução das seguintes etapas: definição da equipe, seleção da família de produtos, imersão, desenho do MFV atual e desenho do MFV futuro racionalizado. A pesquisa é caracterizada como qualitativa e quantitativa. Como resultado da análise, identificou-se a possibilidade de melhorias, incluindo a junção das operações de inserção de água e mistura de matéria-prima que pode resultar numa redução de até 63,50% no T/C. Além disso, foram sugeridas várias outras propostas de melhoria por meio do plano de ação kaizen 5W1H, sem a necessidade de grandes investimentos. Linha de Pesquisa 3: Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade.

Mapeamento do Fluxo de Valor. Lean Manufacturing. Kaizen. Racionalização