Profa. Dra. Marilia Macorin de Azevedo - CEETEPS
Profa. Dra. Helena Gemignani Peterossi - CEETEPS
Prof. Dr. Carlos Humberto Spezia - FIOCRUZ
Prof. Dr. Rodrigo Avella Ramirez - CEETEPS
OLIVEIRA, H. R.
Verticalização na educação profissional
e tecnológica: a experiência do programa de articulação da formação
profissional média e superior – AMS oferecido pelo CEETEPS/IBM. 162 f. Dissertação
(Mestrado Profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional).
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2025.
O presente
trabalho tem por objetivo identificar possíveis indicadores para avaliar um
itinerário formativo verticalizado na Educação Profissional e Tecnológica –
EPT, a partir da experiência do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula
Souza (CEETEPS), no desenvolvimento e implantação do Programa de Articulação da
Formação Profissional Média e Superior – AMS. Também se têm a intenção de
aprofundar a discussão sobre verticalização entre ensino médio e superior, a oferta
de itinerários formativos verticalizados na EPT, assim como parceria
empresa-escola. Tendo a experiência vivenciada como ponto de partida para a
análise e teorização da ação, foi desenvolvida pesquisa qualitativa, por meio
de procedimentos metodológicos como pesquisa bibliográfica, documental e de
atos legais e normativos, assim como informações coletadas junto a atores
envolvidos com a implantação do Programa AMS no CEETEPS. O estudo indicou que
muitas variáveis interferem na continuidade dos estudos em um itinerário
verticalizado e que esse é um processo individual. Dos 120 (cento e vinte)
alunos ingressantes no Programa AMS em 2019, apenas 45 (quarenta e cinco)
concluíram o Curso Superior de Tecnologia, no final de 2023, o que representa
uma taxa de 37,5% (trinta e sete e meio por cento). Existem outros indicadores
que apontam aspectos positivos como menor taxa de trancamento e evasão dos
alunos que ingressam no Ensino Superior oriundos do Programa AMS, na comparação
com os demais alunos. Os resultados do projeto piloto indicam que se trata de
um modelo inovador, que está crescendo rapidamente e demandará estudos futuros.