Monografia

Data:
12/04/2018
sanderson_ol@yahoo.com.br

LEITE, S. O. A necessidade de novos modelos de negócios no setor automotivo diante das inovações na mobilidade urbana. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Estruturas Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. O presente trabalho tem por objetivo identificar os desafios das montadoras no Brasil e no mundo para os próximos anos e a necessidade de adaptação de seu modelo de negócios. A metodologia usada foi através de pesquisas bibliográficas. Pode-se obter dados secundários, e a partir de trabalhos científicos, estudos estatísticos, artigos de consultorias especializadas, reportagens com entrevistas de profissionais da área, além de livros com teorias que descrevem definições de importantes termos sobre o assunto. Este trabalho aborda questões sobre a mobilidade urbana, comparando a viabilidade financeira entre ter um veículo próprio e utilizar os serviços de mobilidade. Aborda também a necessidade de ter uma estrutura mais flexível dentro das montadoras para que novos modelos de negócios sejam estudados e testados, seja ela através da criação e gerenciamento de grupos multifuncionais dedicados a isto ou da criação de uma incubadora que proporcione pequenas e médias empresas, em forma de parceria, buscarem inovações e novas soluções neste ambiente desafiador. Os resultados destes investimentos podem trazer maior lucratividade, ou até mesmo se tornar uma questão de sobrevivência.

Novos modelos de negócios. Setor automotivo. Inovação disruptiva. Mobilidade.