Português Ingles Espanhol

Monografia

Adaptação dos Cursos de Tecnologia, as demandas provenientes do empreendedorismo frugal. Um estudo de caso aplicado a uma Faculdade Pública de Tecnologia no Estado de São Paulo

Autor:
Sergio Januario de Freitas
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
24/07/2018
Contato:
sj.freitas@yahoo.com.br

Resumo

FREITAS, S. J. Adaptação dos cursos de tecnologia as demandas provenientes da tecnologia frugal. - Um estudo de caso aplicado a Instituição de Ensino Pública no Estado de São Paulo. Monografia em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Resumo: O trabalho tem a finalidade de realizar um estudo de caso tendo como cenário de pesquisa uma Instituição de Ensino Pública do Estado de São Paulo e dentre os seus objetivos específicos verificar em sua concepção se os docentes aplicam este conceito no desenvolvimento de projetos acadêmicos e avaliar se a comunidade acadêmica está preparada para que os cursos de tecnologia contribuam com a disseminação do conceito de empreendedorismo frugal no Brasil, que dentre os seus significados, destaca-se como sendo uma tendência mundial. Nessa perspectiva é visível no Brasil o crescimento do número de cursos superiores de tecnologia. Quanto aos procedimentos metodológicos, apoiam-se no método do materialismo histórico e dialético, já que o mesmo propicia uma leitura ampliada dos fenômenos sociais, que os “fatores sociais não podem ser entendidos quando considerados isoladamente, abstraídos de suas influências políticas, econômicas, culturais etc. Por outro lado, considerando que a dialética privilegia as mudanças qualitativas [...]” (GIL, 2008, p. 14). A pesquisa é de caráter exploratório de abordagem quantitativa, consiste de um estudo de caso, baseado em experiências observadas, relatos e bibliografia existente, além de análise para avaliar os estudos apresentados. Como instrumental técnico optou-se pela aplicação de questionário para o universo de 30 professores dos cursos de tecnologia que desenvolvem projetos, sendo tabulada as respostas as questões fechadas. Ao final pode-se observar as deficiências que os cursos tecnológicos, tem para responder com velocidade as demandas que as inovações decorrentes das novas tecnologias exigem. A relevância da pesquisa está no contexto de que o Brasil precisa buscar evoluir no sistema educacional, para se posicionar de forma competitiva e necessária, para desenvolver conhecimento e pesquisa voltada à inovação e ao desenvolvimento coletivo.

Frugal. Empreendedorismo. Tecnologia. Inovação.

Frugal. Empreendedorismo. Tecnologia. Inovação.