português ingles
Monografia

Análise crítica dos serviços de tecnologia da informação em uma instituição pública de ensino superior tecnológico

Curso: MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD

Autor: Marcelo Aoki

Data: 25/07/2018

Contato: marcelo@fatecsp.br


RESUMO

AOKI, M. Análise crítica dos serviços de tecnologia da informação em uma

Instituição pública de ensino superior tecnológico. 58f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise crítica dos serviços de Tecnologia da Informação em instituição pública de ensino superior tecnológico para a proposição de melhorias. A metodologia usa a pesquisa bibliográfica, analítica e campo no segmento da educação superior, com aplicação de questionário. Os resultados apontam os canais de comunicação mais utilizados pelos alunos e uma análise crítica do website da instituição, críticas e comentários dos alunos. Foi possível propor quatro grupos de ações integradas: melhoria na arquitetura do sistema de informação; melhoria na quantidade, qualidade e atualização das informações disponibilizadas; implementar interatividade em maior dimensão que a atual, propiciando uma comunicação em tempo real integrando os recursos e tecnologias para dispositivos móveis, tais como tablet e principalmente telefones celulares, e integrar os sistemas de back-office (SHD, SPPE, Sistema para solicitação de aproveitamento de estudo, Sistema de entrega de médias e SAN) ao website. Conclui-se que o investimento em tecnologia da informação deve estar atualizado às novas demandas dos usuários da instituição em estudo, melhorando seu processo de comunicação externo e interno com uma visão gerencial dos serviços que considere a relação custo x benefício.


PALAVRAS-CHAVE
Tecnologia da informação. Serviços. Melhorias. Sistemas