português ingles
Monografia

Aplicação de processos de software da norma ISO IEC 29110 e do método Scrum para gerenciar projetos de aprendizado em Engenharia de software: um estudo de caso na Fatec Ourinhos

Curso: MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD

Autor: Vera Lúcia Silva Camargo

Data: 25/07/2018

Contato: vlscamargo@gmail.com


RESUMO

CAMARGO, V.L.S. Aplicação de processos de software, ISO IEC 29110, e do método Scrum para gerenciar projetos de aprendizado em Engenharia de software: um estudo de caso na Fatec Ourinhos, Monografia (MBA em Gestão de projetos e processos organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo verificar a aplicabilidade e contribuições para melhoria do trabalho colaborativo entre estudantes, do método ágil de Gestão de projetos, Scrum, e da norma ISO/IEC 29110, no ensino de Gestão de Projetos e Processos, na disciplina de Laboratório de Engenharia de software. A metodologia usada foi qualitativa e de pesquisa-ação, por meio de caso de estudo, para verificar níveis de colaboração / satisfação entre os grupos de estudantes e a resolutividade dos projetos. Na avaliação da docente, em relação a turmas anteriores, houve maior resolução de conflitos e mais colaboração dentro das equipes e os produtos de software funcionaram. Foi possível introduzir os conhecimentos de Gestão de projetos mais cedo, em paralelo ao aprendizado de Engenharia de Software e outros conteúdos. Na avaliação dos estudantes, utilizada como Scrum Retrospective, houve concordância quanto ao apoio desse framework para o gerenciamento do trabalho em equipe, com discordância quanto à rastreabilidade das atividades e quanto à utilidade da ferramenta utilizada para acompanhamento dos projetos.


PALAVRAS-CHAVE
Métodos ágeis. Ensino de Engenharia de Software. Gestão Ágil de Projetos. Scrum. Norma ISO/IEC 29110