Português Ingles Espanhol

Monografia

: Avaliação das competências emocionais dos candidatos em concursos públicos para docentes de Instituições Públicas de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo.

Autor:
Armando Lapa Junior
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
26/07/2018
Contato:
lapa_junior@uol.com.br

Resumo

LAPA Jr, A. Avaliação das competências emocionais dos candidatos em concursos públicos para docentes de Instituições Públicas de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo.

f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais), Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo a melhoria da qualidade dos processos de seleção do corpo docente das Instituições Públicas de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo, a partir da avaliação do perfil psicológico, comportamental ou emocional dos candidatos por ocasião do concurso público para a sua admissão, com consequente melhora na qualidade de seu corpo docente, e da própria instituição. A metodologia usada foi num primeiro momento, uma pesquisa bibliográfica compreendendo a consulta a livros, artigos de revistas especializadas, legislação e artigos da internet, que procurou identificar opiniões e comentários sobre o tema, bem como o estudo de metodologias consagradas dentro do ambiente de avaliações psicológicas, comportamentais e emocionais. A maior ênfase se concentrou na avaliação da competência emocional e na viabilidade da aplicação de metodologias para essa avaliação, nos concursos públicos aplicados na seleção de professores de nível superior, para os quadros docentes das Instituições Públicas de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo. Num segundo momento, buscou-se a aplicação da metodologia escolhida como mais viável para uma primeira análise, num ambiente docente de uma Instituição Pública de ensino superior tecnológico do Estado de São Paulo, dentro do seu Departamento de Ensino Geral, DEG, cujo escopo foi conhecer o status atual da competência emocional dos docentes em franco exercício de sua profissão.

Avaliação, Corpo Docente, Processo de Seleção, Competência Emocional, Perfil psicológico, Instituição Pública, Ensino Tecnológico

Avaliação

Corpo Docente

Processo de Seleção

Competência Emocional

Perfil psicológico

Instituição Pública

Ensino Tecnológico