Português Ingles Espanhol

Monografia

Avaliação das práticas usuais em gestão de projetos no âmbito do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo (DAEE).

Autor:
José Augusto Rocha Mendes
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
24/07/2018
Contato:
joseaugustomendes@gmail.com

Resumo

MENDES, J. A. R.; Avaliação das práticas usuais em gestão de projetos no âmbito do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo (DAEE). f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, julho de 2018.

O presente trabalho tem por objetivo identificar as práticas-paradigma comuns ao desenvolvimento de empreendimentos (entendidos aqui como o conjunto de obras, projetos e demais ações correlatas) dentro da Diretoria de Gestão e Obras do Departamento de Águas e Energia Elétrica do Governo do Estado de São Paulo e relacionadas às áreas de conhecimento conforme definidas no âmbito do Guia PMBOK bem como sua analogia com as exigências preconizadas pelos instrumentos legais e normativos, em especial com a Lei Federal 8.666/93 e outros marcos legais. Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizada a metodologia caracterizada pela abordagem qualitativa documental, onde um fenômeno pode ser melhor compreendido no contexto em que ocorre e do qual é parte e se utilizou de projetos conduzidos e encerrados no âmbito da DGO/DAEE. Os resultados apontam semelhanças entre as boas práticas preconizadas pelos Padrões Globais estabelecidos pelo PMI e aqueles preconizados pela legislação e praticados nos projetos desenvolvidos pela DGO/DAEE, que deve se consolidar dentro da estrutura do DAEE como Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP), padronizando os processos relacionados a projetos. A análise documental nos registros destes projetos encerrados, constatou lacunas na equivalência entre os processos praticados na DGO/DAEE na fase de desenvolvimento dos projetos e aqueles preconizados pelo Guia PMBOK, principalmente em termos dos processos de desenvolvimento e gerenciamento da equipe, do gerenciamento das comunicações e também de implementação de respostas aos riscos.

DAEE, PMI, metodologias, gestão de projetos, Guia PMBOK

DAEE

PMI

metodologias

gestão de projetos

Guia PMBOK