Monografia

Competências comportamentais para gestores contemporâneos

Autor:
Rui Soares de Sousa
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
10/12/2019
rui_soaress@yahoo.com.br

SOUSA, R. S. Competências comportamentais para gestores contemporâneos.

[nº] Erro! Indicador não definido. f. Monografia (MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2019. Competências comportamentais para gestores contemporâneos, alvo de discussões recorrentes dentro das organizações, visto que, passa-se pelo processo de transição e adequação à 4ª Revolução Industrial onde o trabalho passa a ser automatizado e os times de trabalho globais, consequentemente pluriculturais. Dessa forma, as corporações buscam habilidades comportamentais em gestores para encarar o desafio de entregar resultados dentro do escopo, custo e prazo propostos exigindo das equipes alta performance para cumprir os desafios e mantendo-as engajadas. O objetivo é identificar as principais competências comportamentais dentro do ambiente organizacional. Neste estudo, a proposta é considerar o ambiente de trabalho contemporâneo onde cada vez mais, a tecnologia auxilia o homem nas mais variadas atividades bem como tornando-se uma ameaça aos postos de trabalho frente a automação de processos tornando a relação trabalhista ainda mais sensível no que tange relacionamentos interpessoais dentro das organizações. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica de literaturas relacionadas aos estilos de lideranças bem como competências comportamentais normalmente reconhecidas e/ou requeridas em Gestores organizacionais. Através da execução de pesquisa exploratória contemplada por um questionário aplicado em ambiente corporativo de diversos seguimentos perfazendo todos os níveis hierárquicos. Baseado na pesquisa executada, este trabalho propõe uma resposta para a questão de estudo, mas deve-se considerar que a liderança é uma ciência inexata onde o ambiente, a conjuntura e a própria sociedade podem influenciar no resultado.

Competências comportamentais. Gestão. Liderança. Motivação.