Português Ingles Espanhol

Monografia

Competências que a “Indústria 4.0” requer no perfil do Tecnólogo com formação em Projetos Mecânicos

Autor:
Benedito Cesar Ferraz
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
25/07/2018
Contato:
bndtcsrferraz@gmail.com

Resumo

FERRAZ,B.C. Competências que a “Indústria 4.0” requer no perfil do Tecnólogo com formação em Projetos Mecânicos: Monografia (MBA Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo identificar, definir e justificar as novas competências que poderiam enriquecer os conteúdos programáticos das disciplinas da grade curricular do curso de Projetos Mecânicos para atender a essa nova demanda do mercado de trabalho na indústria e indicar quais as disciplinas poderiam abordar com mais destaques essas competências. Sendo seu principal objetivo definir quais as novas competências que deveriam ser desenvolvidas nos estudantes de um curso superior de tecnologia em Projetos Mecânicos para atender a essa nova demanda e com isso melhorar sua empregabilidade. A fim de alcançar o objetivo proposto, a metodologia que será empregada é a de pesquisa bibliográfica de carácter descritivo com uma abordagem quantitativa.

O resultado dessa pesquisa conclui que esse profissional deve ter um perfil de ser solucionador de problemas de projetos de engenharia, facilitador na arte de compartilhar e desenvolver novas ideias dentro de um grupo muitas vezes globalizado, habilidades com as ferramentas tecnológicas necessárias para o seu desempenho dentro do departamento de projetos mecânicos de engenharia. Portanto o resultado sugere numa próxima reestruturação do curso, uma atenção nos conteúdos das disciplinas para que nesses conteúdos existam mais trabalhos em grupos que desenvolvam nos alunos técnicas para a solução de problemas de engenharia com discussões que os levem a entender que a flexibilidade e a aceitação de contínuas sugestões podem consolidar uma solução.

Indústria 4.0; Manufatura Avançada; Sala de Aula do Futuro.

Indústria 4.0; Manufatura Avançada; Sala de Aula do Futuro.