Português Ingles Espanhol

Monografia

E-Social e as mudanças na SST - Saúde e Segurança do Trabalho

Autor:
Tarcila Mariana Gomes Rodrigues
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
22/11/2018
Contato:
marianatarcila@gmail.com

Resumo

RODRIGUES, G. M. T. A. B. E-Social e as mudanças na SST – Saúde e Segurança do trabalho. Monografia (MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

Por meio de um projeto inovação tecnológica, o Governo brasileiro criou o e-Social, e dentre as grandes mudanças estão as que trarão grandes impactos para a área de SST – Saúde e Segurança do Trabalho. Partindo do princípio que além da SST ser a área mais afetada, ela é a que mais terá impacto cultural dentro das empresas e demandará maior mobilização entre as áreas e até mesmo para o próprio funcionário como “cliente” interno. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as mudanças trazidas pelo projeto e-Social sob a ótica de Saúde e Segurança do Trabalho e atentar ao que as empresas precisam trabalhar para estarem de acordo com o que o Governo está exigindo.

O estudo contou com informações adquiridas através de conhecimentos adquiridos em treinamentos específicos sobre o tema que está em constante transformação, além de contar também com a aplicação de um questionário disponibilizado para profissionais de Recursos Humanos de diversos ramos de atividade. Os resultados obtidos neste estudo foram relevantes e demonstraram muitas empresas brasileiras estarão despreparadas para o e-Social quando iniciar a vigência para a área de SST (Janeiro de 2019). Portanto, para a relevância desse estudo, os resultados foram positivos, em contrapartida, demonstrou um resultado negativo quanto ao despreparo das empresas faltando poucos meses para o início da obrigação.

E-Social. Implantação. Governo. SST. Mudanças. Prazos.

E-Social. Implantação. Governo. SST. Mudanças. Prazos.