Português Ingles Espanhol

Monografia

Estudo das causas do desempenho do indicador “evasão” no curso de instalações elétricas em uma instituição pública de ensino superior de São Paulo

Autor:
Tania Gonçalves Pereira
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
26/07/2018
Contato:
kgp@uol.com.br

Resumo

PEREIRA, T. G. Estudo das causas do desempenho do indicador “evasão” no curso de instalações elétricas em uma instituição pública de ensino superior de São Paulo: Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais EaD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem o intuito de analisar aspectos que influenciam a evasão discente no curso Superior em Instalações Elétricas na Instituição Pública de Ensino Superior de São Paulo. Os objetivos específicos são: traçar as características dos alunos; identificar os motivos da evasão; e apresentar possíveis ações de combate à essa evasão. A metodologia de pesquisa inclui pesquisa bibliográfica, documental e de campo em um curso de instalações elétricas de uma instituição pública de ensino superior de São Paulo, com a aplicação de questionário do Google Forms® aplicado a uma população de 100 alunos evadidos, tendo 17 questionários respondidos. As informações obtidas apontaram que o período (diurno) oferecido para o curso como o principal fator de desistência entre os participantes. A análise da retenção e da evasão realizada considerou um conjunto de indicadores que permitiu visualizar o curso sob diversos prismas. Ressalta-se a necessidade de uma intervenção por parte dos dirigentes no sentido de reter os alunos promovendo ações que viabilizem a permanência dos mesmos até a conclusão do curso. Algumas das alternativas de ações envolvem recursos financeiros e de pessoal que nem sempre a instituição dispõe na medida ideal. Conclui-se que é importante investir em formas de minimizar a evasão considerando os resultados obtidos nesta pesquisa como um diagnóstico para a tomada de decisão para melhorar os indicadores de desempenho do curso em estudo. 

Evasão. Desempenho. Ensino Superior

Evasão. Desempenho. Ensino Superior