português ingles
Monografia

Estudo de um modelo de ensino de robótica em escolas de nível fundamental e médio com a aplicação de kits de construção de robôs de baixo custo.

Curso: MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD

Autor: Antonio Garcia Netto

Data: 25/07/2018

Contato: a.g.netto@uol.com.br


RESUMO

 GARCIA, ANTONIO NETTO, Estudo de um modelo de ensino de robótica em escolas de nível fundamental e médio com a aplicação de kits de construção de robôs de baixo custo. f.69 Monografia MBA Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018. O presente trabalho teve por objetivo analisar quais são os recursos técnicos e financeiros e as restrições para implantação do ensino da robótica em instituições de ensino do nível fundamental e médio, utilizando kit de montagem de robôs de baixo custo e acesso fácil às instituições de ensino. As vantagens educacionais e motivacionais e os problemas para implementação desse modelo de ensino nas escolas. Quais métodos educacionais são os mais adequados para o ensino de robótica nas escolas. Pesquisados os modelos de kits de robótica educacional disponíveis no mercado e sugerido um modelo de kit que pode ser adaptado a qualquer escola, utilizando componentes de fácil acesso e baixo custo Analisadas escolas da cidade de Sorocaba que utilizam ou pretendem utilizar a robótica como ferramenta de apoio à didática e de motivação aos alunos. Apresentado um roteiro com as premissas para implantação da robótica em uma escola, passando pela qualificação dos professores, montagem dos robôs e sugestão de tópicos que podem ser abordados buscando uma integração com as disciplinas básicas e desenvolvendo nos alunos a responsabilidade, a disciplina, o senso de organização, a descoberta, a interação, a autoestima, a paciência, a persistência, a iniciativa, a socialização, a autonomia, a troca de experiências


PALAVRAS-CHAVE
robótica, educação tecnológica, robôs didáticos.