Monografia

Gestão de marketing em instituições de ensino

Autor:
Helena Maria de Mattos Zini Ferracin
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
16/03/2016
hmmzf@ig.com.br

FERRACIN, H. M. M. Z. F. Gestão de marketing em instituições de ensino. f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016. O presente trabalho tem por objetivo identificar ações de marketing que possam melhorar a demanda pela Etec “Francisco Garcia” de Mococa. A pesquisa foi realizada em três etapas. A primeira etapa mensurou a demanda pela Instituição no Vestibulinho no período compreendido entre o primeiro semestre de 2013 até o segundo semestre de 2015. A segunda etapa teve como objetivo identificar a percepção da qualidade da Instituição pelos alunos, responsáveis de alunos e empresas parceiras; e, na terceira, foi feito um comparativo do desempenho dos alunos da instituição no ENEM frente às demais escolas da cidade e Etecs da região. Com a pesquisa foi possível identificar deficiências no relacionamento entre a instituição, alunos e responsáveis de alunos e a necessidade de ações para melhorar a qualidade de ensino oferecido. Os resultados poderão subsidiar ações estratégicas tanto na captação quanto na retenção de alunos.

Marketing. Marketing educacional. Marketing de relacionamento. Marketing de qualidade.