Português Ingles Espanhol

Monografia

Gestão de Projeto de Curso Pré Vestibular em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Tecnologia de Indaiatuba visando a redução da evasão escolar

Autor:
João Cantarelli Junior
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - EaD
Data:
24/07/2018
Contato:
cantarelliadv@gmail.com

Resumo

CANTARELLI JUNIOR, J. Gestão de projeto de curso pré-vestibular na faculdade de tecnologia de indaiatuba visando redução da evasão escolar f. Monografia (MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais – EaD). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2018.

O presente trabalho tem por objetivo descrever o projeto do Curso Pré Vestibular voltado ao nivelamento em Língua Portuguesa e Matemática a fim de minimizar e ou evitar a evasão escolar em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Tecnologia de Indaiatuba. A metodologia usada foi à pesquisa descritiva do projeto do Curso Pré Vestibular acrescido ao estudo do conjunto de causas da evasão escolar na unidade de ensino e a análise do projeto citado, esperando-se a comprovação ou não da suposição que o desnivelamento na disciplina de Língua Portuguesa e Matemática, alegado por alguns candidatos / alunos aos vestibulares da Fatec, contribui para os elevados índices de evasão escolar. A pesquisa científica consubstanciada no presente trabalho é caracterizada como um estudo de caso, fundada no detalhamento do projeto de implementação do Curso Pré Vestibular em uma Instituição Pública de Ensino Superior de Tecnologia de Indaiatuba, buscando compreender a implantação e a operação deste sistema de serviço e obtendo insumos para a definição de indicadores para a análise da redução da evasão. O foco é o tratamento das causas da evasão oferecendo o embasamento necessário para a análise das principais causas, de possíveis ações para redução da evasão e instrumentos para a aferição da efetividade dos resultados obtidos com a implementação do Curso Pré Vestibular. Conclui-se que o investimento em projeto de curso pré-vestibular para nivelamento na instituição em estudo pode ter contribuído para a inclusão escolar visto que o número de matriculados aumentaram no período de 2014 a 2017. Entretanto, esse aumento no número de ingressantes teve sua eficácia reduzida porque a evasão escolar cresceu de 9 para 12% neste mesmo período, mostrando a necessidade de atenção para os motivos da evasão escolar e o investimento em mais projetos de cursos de nivelamento para ampliar o número de egressos da instituição em estudo.

Gestão de projeto. Evasão escolar. Curso pré-vestibular. Língua portuguesa

Gestão de projeto. Evasão escolar. Curso pré-vestibular. Língua portuguesa