Monografia

Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas Federais: práticas e desafio no processo de aprendizagem organizacional

Autor:
Alessandra Ferreira de Souza
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
22/11/2016
afesouza@yahoo.com.br

SOUZA, ALESSANDRA FERREIRA DE, Gestão do Conhecimento em Organizações Públicas Federais: práticas e desafios no processo de aprendizagem organizacional Monografia (MBA em Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais). Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2016. O presente trabalho tem por objetivo analisar quais são as principais práticas e desafios da Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas Federais. A pesquisa realizada teve metodologia exploratória quanto aos objetivos, possui abordagem qualitativa sendo embasada na pesquisa bibliográfica como procedimento para coleta de dados. Verificou-se que somente duas práticas têm grau de implantação superior a 70% em todos os poderes da Administração Pública, quais sejam: Fóruns e ferramentas de colaboração como portais, intranets e extranets.Técnicas como Coaching e Mentoring bem como Gestão do capital intelectual e Gestão por competências que estão sendo difundidas de maneira importante na iniciativa privada necessitam de uma maior dedicação no âmbito da Administração Pública. Os resultados indicaram que os três principais obstáculos à implantação de GC em organizações públicas são: a dificuldade para capturar o conhecimento não documentado, a baixa compreensão sobre GC na organização e a falta de tempo ou recursos para compartilhar conhecimento na rotina diária.

Gestão do conhecimento. Administração Pública. Aprendizagem Organizacional. Processo.