Português Ingles Espanhol

Monografia

Gestão do conhecimento: empresa do segmento de seguros com equipe de tecnologia com alta rotatividade de colaboradores

Autor:
Erika Pereira do Nascimento Oliveira da Silva
Curso:
MBA em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais - MGP
Data:
21/11/2017
Contato:
erika.pereiranascimento@gmail.com

Resumo

PEREIRA DO NASCIMENTO OLIVEIRA DA SILVA, Erika Gestão do conhecimento: relato de caso em empresa do segmento de seguros com equipe de tecnologia com alta rotatividade de colaboradores. Monografia Curso de Pós-Graduação MBA em Excelência de Gestão de Projetos e Processos. Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2017. A metodologia usada foi pesquisa bibliográfica e documental com base a um relato de caso realizado em uma seguradora na cidade de São Paulo, restrito a Unidade de TI desta empresa e serviços de requisições e incidentes. O presente trabalho identifica os principais impactos da ausência da gestão do conhecimento em uma equipe de tecnologia, no que se refere à entrega de serviços de sistema para suportar a operação de negócio, quando a empresa reconhece este problema, ela busca meios para adaptar seus fluxos e processos de trabalho para que o conhecimento do negócio seja sempre disseminado entre os colaboradores de forma contínua, com o objetivo de criar uma cultura interna do conhecimento. Para a Unidade de TI esta mudança foi aplicada alterando o processo de iniciação de um novo colaborador, de forma que se tenha uma base solida de informações para dar andamento em suas novas responsabilidades e criar o conhecimento tácito. Além disso, essas novas alterações foram estendidas, se mantendo até a avaliação de performance (criando o conhecimento explícito) com base em metas individuais, onde se integra a disseminação de informação por parte de colaboradores já maduros em suas responsabilidades. Foi necessário ajustar os processos organizacionais, embora não seja o principal tema deste trabalho, foi imprescindível mencioná-lo para o melhor entendimento dos fatos. Documentações e treinamentos foram fortemente ajustados para serem utilizados como base para distribuir as informações sobre o negócio da organização. Conclui-se que a importância da aplicabilidade da gestão do conhecimento aliada com boas práticas sobre gestão de pessoas leva a organização em um nível elevado de competitividade dentro da sua área de atuação.

Gestão do Conhecimento, Compartilhamento, Turnover, Alta Rotatividade.

Gestão do Conhecimento

Compartilhamento

Turnover

Alta Rotatividade.